Volta Portugal

Realização da “Volta a Portugal” motiva condicionamentos em Viseu, entre 5 e 7 de agosto

Na próxima semana, nos dias 6 e 7 de agosto (segunda e terça-feira), a cidade-jardim acolhe a 80ª edição da “Volta a Portugal”.

A chegada a Viseu tem lugar no dia 6, com o final da 5ª etapa, sendo que, a par deste momento, a cidade recebe o programa “Há Volta”, transmitido na RTP a partir do Rossio, e o concerto de Miguel Araújo, à noite, no Adro da Sé. Já no dia seguinte, 7 de agosto, o pelotão terá o seu “Dia de Descanso”, dia no qual a cidade acolhe a “Etapa da Volta Via Verde”, a prova de cicloturismo para todos os amantes da bicicleta.

Em virtude da realização destas várias iniciativas, terão lugar alguns condicionamentos ao estacionamento e ao trânsito em algumas das artérias da cidade, já a partir do final de tarde deste domingo, dia 5 de agosto. Com vista a minimizar eventuais incómodos, a coordenação de saídas, alterações de sentido de trânsito e/ou circulação alternada em algumas vias será coordenada pelas forças de segurança.

Agradecemos, desde já, a compreensão e colaboração de todos os munícipes, lamentando os incómodos causados.

 

INFORMAÇÃO

» Avenida da Europa

Estacionamento condicionado a partir das 20 horas de domingo, dia 5 de agosto;

Trânsito cortado entre as 07 horas do dia 6 de agosto (segunda) até às 20 horas do dia 7 agosto (terça).

 

» Dia 5 (domingo)

Estacionamento condicionado no Largo da Misericórdia, Adro da Sé e Travessa da Misericórdia (apenas no lado da Igreja), a partir das 24 horas (condicionamentos decorrentes do concerto no Adro da Sé);

 

» Dia 6 (segunda)

- Corte de trânsito entre as 10 e as 12 horas e entre as 14 e as 15 horas, entre o Banco de Portugal e o Jardim das Mães, na Praça da República (com exceção para as viaturas de emergência médica, taxistas e autocarros STUV) (condicionamentos decorrentes do programa “Há Volta”);

- Trânsito condicionado no acesso da Rua Silva Gaio à Travessa da Misericórdia, assim como da Praça D. Duarte ao Adro da Sé, a partir das 9 horas. A partir das 15 horas, o corte de trânsito será efetivo e manter-se-á até ao final do concerto, desmontagens e limpeza do recinto. Pelas 19 horas, será cortado o acesso ao Centro Histórico na rua do Comércio (condicionamentos decorrentes do concerto no Adro da Sé);

- Chegada do pelotão prevista para as 17 horas, pela Estrada Nacional 229. A partir da rotunda da “Betão Liz”, e até à Avenida da Europa, o trânsito será cortado, sendo depois libertado à medida da passagem do pelotão.

Percurso: Estrada Nacional 229 (Cavernães, Mundão, Britamontes, Travassós de Baixo) > Rotunda da Betão Liz (N229) → Rotunda Pontão do Raposo (Esculca) → Rotunda Grão Vasco e Avenida de Salamanca → Rotunda do Coval → Túnel → Rotunda Cibernética → Avenida da Europa.

Alternativas de/para a cidade:

Trânsito no sentido Pascoal-Viseu será desviado para Santo Estevão, Monte Salvado e Orgens;

Trânsito no sentido Viseu-EN229 será desviado a partir da rotunda de Gumirães até Rio de Loba, principalmente entre as 17 e as 18 horas.

 

» Dia 7 (terça)

- Trânsito cortado a partir das 10 horas, desde a Avenida da Europa até ao Centro Histórico/Rossio, sendo o mesmo aberto à passagem do último ciclista. Por motivos de segurança, artérias e cruzamentos próximos ao percurso podem ser pontualmente condicionados;

- Entre as 12H15 e as 13H15, haverá condicionamentos em Moure de Carvalhal e Póvoa de Abraveses (Avenida Pintor e Rua Heróis Lusitanos).

- Na chegada dos ciclistas, a partir das 12H45, a Circular Norte (troço rotunda de ligação à Rua Heróis Lusitanos – Staples – Escola Secundária Viriato – Continente) estará condicionada até à Avenida da Europa.

LINKS ÚTEIS

5ª Etapa da Volta

Mapa | Descrição do Percurso 

12ª Etapa da Volta Via Verde

Mapa  | Descrição do Percurso 

Inicio