Programa de Apoio à Parentalidade Positiva arranca na Freguesia de Viseu

O CLDS 3G Viseu Igual (Projeto cofinanciado pelo POISE, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu), na qualidade de entidade promotora do Programa de Apoio à Parentalidade Positiva, aliado ao Agrupamento de Escolas Grão Vasco Viseu, na qualidade de entidade parceira, iniciam no mês de março de 2017 os primeiros grupos de educação parental com pais e mães de adolescentes e pré-adolescentes que se encontram a frequentar a Escola Básica 2º e 3º Ciclos Grão Vasco Viseu.

O Programa visa contribuir para o saudável desenvolvimento das crianças e jovens pelo fortalecimento dos comportamentos parentais que permitam gerir as situações problema de forma positiva.

O convite foi lançado a todos os encarregados de educação dos alunos desta escola e foram recolhidas 40 inscrições. A partir daqui foram formados grupos de pais e mães que, de forma voluntária e gratuita, vão frequentar um conjunto de 10/12 sessões com a periodicidade semanal, nas quais vão ser exploradas temáticas relacionadas com esta etapa particular do desenvolvimento dos seus filhos – a adolescência. Salienta-se a aposta no recurso a programas de intervenção baseados em evidência como fator potenciador de eficácia, com um conjunto de conteúdos e estratégias facilitadores do envolvimento dos pais. O sucesso define-se pelo apoio prestado aos pais no cumprimento das tarefas que estão envolvidos no desenvolvimento dos seus filhos, através de uma resposta adequada às suas necessidades.

Cada grupo é conduzido por dois/duas educadores/as parentais. Para o efeito, o CLDS 3G está a criar e a coordenar uma bolsa de voluntariado técnico, composta por técnicos superiores das áreas social e/ou educativa que, a título individual ou em representação da instituição parceira, integram o Programa na condição de educadores parentais. Neste caso em concreto, a equipa de educadores parentais é constituída pelas seguintes técnicas: Drª Cândida Cardoso (psicóloga do Agrupamento de Escolas Grão Vasco); Drª Susana Rodrigues (psicóloga voluntária a título individual); Drª Marta Ferreira (técnica superior de Serviço Social voluntária a título individual); Drª Carla Mendes (psicóloga voluntária a título individual).

Os pais e mães dos alunos dos restantes níveis e estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Grão Vasco Viseu serão contemplados a partir do início do próximo ano letivo.

Inicio