Dia Nacional dos Castelos

A Freguesia de Viseu e Portucale Fidelis (Associação Viseense de Recriação Histórica) celebraram, no dia 7 de Outubro, o Dia Nacional dos Castelos, em Viseu. Esta iniciativa que visou evocar o antigo castelo de Viseu, do qual hoje apenas subsistem pequenos vestígios, realizou-se junto à Porta do Soar, entre as 10:30 e as 17:30 horas.
A Portugal Fidelis recriou quadros históricos alusivos à Idade Média, convidando e acolhendo todo os visitantes para darem a conhecer a importância e o significado do património militar fortificado medieval, de uma forma pedagógica e lúdica.
Relembramos que o Dia Nacional dos Castelos foi instituído em 1984 e tem vindo a ser comemorado em vários locais do país, visando a reflexão sobre o património fortificado militar e a alertar para a necessidade de recuperar e conservar este tipo de monumentos.
A Freguesia de Viseu agradece a colaboração de todos que deram corpo a esta iniciativas.